O que dizem alguns blogs:
"O rípio é composto de pedras roladas com diâmetro que variam de uma bola de ping-pong a uma bola de tênis. Essa mistura de pedras é espalhada pelo leito da estrada, formando uma camada de uns 10 a 30 cm de espessura que é alisada periodicamente com motoniveladoras. Esta forma de revestir as estradas é usada na Patagonia argentina e chilena desde o tempo dos índios Mapuches e resiste a passagem do tempo e as variações climáticas da região. Alem disso impede que a vegetação desapareça com a estrada. Com a passagem dos carros formam-se trilhos que podem corresponder as duas mãos de direção ou a uma só na maioria das vezes."
O moto-viajante (de onde eu tirei essa palavra?) Ricardo Rauen dá uma dica de como pilotar no rípio:
"mantenha a motocicleta em alta rotação, marcha baixa. Procure não frear, apenas acelere para corrigir o traçado da moto. Ande sobre o caminho deixado pelos automóveis, pois são geralmente mais firmes que as demais partes da estrada. Percorra os primeiros quilômetros com calma para acostumar-se. Dentro de aproximadamente 30 km você já sentirá maior segurança e começará a soltar um pouco mais a moto até passar a rodar com tranqüilidade."
(http://www.rauenmotoviagem.com.br/)
O fato é que esse tipo de terreno não é muito comum no Brasil. Então se torna uma experiência completamente nova na condução de uma moto.
Veremos.
Vai com calma que tudo dará certo...
ResponderExcluirFui de Caraguatatuba S.P. até Ushuaia de moto em janeiro 2011. É um trecho longo e perogoso não tenha pressa vá com calma e segurança pois nesse trecho você não encontra nem hospital, nem mecânico nem borracheiro, nada. Só existe guaco "uma especie de lhama", ema e carneiro.
ResponderExcluirNunca vá sozinho,pois naquela região da Patagônia nem gasolina nem àgua nem pàssaros .
Realmente é um ambiente ostil, qual mês vc foi em 2011, também estive lá, qual moto vc foi? Abraços
ExcluirRealmente é um ambiente ostil, qual mês vc foi em 2011, também estive lá, qual moto vc foi? Abraços
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